Roupa para trabalhar

look de trabalho não pode ser com peças muito nuas, nem muito decotadas, nem muito curtas, né? por que, obviamente, precisamos obedecer dresscode de empresas. mesmo que o seu ambiente de trabalho seja mais despojado, devemos pensar em adequação (pra ambiente de trabalho, reuniões, sejam elas internas ou externas), na imagem que queremos passar (profissionalismo, competência, eficácia), beleza (claro que a gente quer estar gatinha, neam?) e conforto.

um parêntese pro conforto!

conforto aqui não é só roupa confortável na pele, pra temperatura, já que estamos falando do calor do ceará (é também, mas não somente). devemos pensar, ainda, no conforto dos nossos movimentos: ninguém quer ficar puxando a saia pra baixo o dia todo, ou todo tempo preocupada se vai dar “lance” e pagar peitinho [por que a blusa insiste em deslizar] ou se a roupa pinica ou se está apertada demais [e não conseguimos nem respirar].

também temos que pensar no conforto do outro. ou seja: como seu colega de trabalho vai se sentir se você aparecer pra trabalhar com uma saia mega curta? ou com um perfume muito forte? ou pulseiras que balançam tanto que ninguém consegue se concentrar? tudo isso é adequação pro ambiente corporativo que deve ser pensada na hora de escolher o look.

pensa que roupa de trabalho deve transmitir a mensagem: “olha, eu sou capaz” muito mais do que “olha como eu sou gostosa”. vamos combinar, né?

dito isto...

a gente começa a raciocinar possibilidades, coordenando peças que não sejam tão “peladas” que, deixam a gente mais elegante e que pode até usar terceira peça. lets aplicar algumas ideias?

_ prefira tecidos planos à malha

malha é informal, é molenga, passa uma mensagem que está mais ligada à conforto e descontração. a malha não tem passe livre em todos os ambientes, deve ser evitada, especialmente nos ambientes mais formais (vide trabalho). já o tecido plano, aquele que não estica, vai até pra festa black tie!

_ preferir os tecidos naturais

fibras naturais são: algodão, linho, lã e seda ou artificiais, derivados da celulose (acetato, rayon, tencel, modal, liocel, cupro, bambu, cânhamo, viscose, etc.) permitem que o ar circule, “espalhando" o calor do nosso corpo e deixando o ventinho entrar. já os tecidos sintéticos (que derivam do petróleo, como: poliéster, poliamida, acrílico, nylon, etc.) não permitem tanto que isso aconteça.

na verdade, os sintéticos têm a tendência de “prender” o calor, o que faz a gente transpirar bem mais. é tipo “se embalar no papel filme e sair no calor de fortaleza”, sabe como?

e pra desvendar o mistério de qual tipo de tecido tá na sua roupa, como faz? é fácil: olha na parte interna da peça, pra sua melhor amiga, a etiqueta (lembra dela?)

_ usar peças mais soltinhas

mesmo princípio: deixar o ar circular. pensa comigo: num dia de calor mais vale uma peça soltinha de tecido natural, do que uma colada de tecido sintético.

claro que não precisa ser tudo oversized mega grandão, mas... caimento que não cola na pele vai te render mais conforto, elegância and refrescância!

roupa colada demais pode deixar aquelas marquinhas de suor tão desagradáveis, enquanto que uma mais soltinha ajuda até o ar circular pra poder secar qualquer suor que possa aparecer, tendeu?

_ usar mais cores claras

cores claras absorvem menos o calor, já que refletem mais os raios solares e por isso esquentam menos.

Além disso, as combinações de cores claras e neutras podem render coordenações super interessantes e elegantes de neutros! Pensa aí: caramelo, cinza, cáqui, branco, rosê, tons de nude. sem falar que: todos esses combinam demais com verde militar e tons terrosos [combinação de neutros interessantes]

_ sapatos mais ventilados

o sapato também pode ser ventilado, com tirinhas, recortes e algumas aberturas. aí, né, o ambiente de trabalho que vai ditar o quanto do pé pode ficar à mostra. sim, por que quanto mais pé à mostra, mais informal o sapato fica. mas evitar sapatos muito fechados e materiais como plástico já podem render boas diretrizes de conseguir essa “frescura” nos pézinhos também.

_ acessórios impactantes

já que é pra não usar muitas coisas, que tal apostar nos acessórios diferentões? junta roupas levíssimas com acessórios pesados, grandes, cheios de presença e você tem um look super estiloso e impactante.

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Copyright © 2014 Lu Carvalho