Quem ama cuida!

April 28, 2017

Oi Maravilinda! Tudo bom com você? Hoje vim desvendar os significados daqueles símbolos das etiquetas de roupa!

 

 

[Antes de tudo, um parêntese]

 

Você que me acompanha nas redes sociais já sabe que eu sou a favor do consumo consciente. né? E ele se subdivide em algumas questões. A primeira é a gente não comprar além do que precisa. Pra isso a gente precisa cuidar do que tem pra fazer durar mais (eis o motivo dessa news). 

 

A segunda questão é a gente não "comprar gato por lebre”, sempre olhando bem as etiquetas e costuras internas das peças pra perceber com que cuidado e atenção elas foram feitas. Um dos aspectos também é olhar onde a peça foi fabricada. Geralmente, peças fabricadas na China, Turquia, Taiwan, Marrakesh, India usam mão de obra escrava. Por isso, tenha consciência de onde está comprando e com que tipo de indústria você está contribuindo. Isso também é consumo consciente!

 

A terceira é prestar atenção ao tipo de tecidos (isso também vem descrito na etiqueta). Tecidos naturais tem melhor caimento, são mais fresquinhos (mesmo no calorão) e são, naturalmente, mais caros, pois dão mais trabalho pra produzir. Tecidos sintéticos são mais quentes, geralmente criam bolinhas mais facilmente, mas também não amassam tanto. A escolha é sua! Sabendo disso, lets aprender a lavar direitinho nossas peças?

Sempre que você vir esse símbolo da “bacia com água” significa as instruções de lavagem usando água. Se ele estiver cortado com um x significa que não pode molhar. Se tiver um número dentro, ele indica a temperatura da água.  Os tracinhos embaixo se referem à forma de lavar, se as peças são delicadas ou muito delicadas exigem processo suave ou extra suave. Se tiver uma mãozinha dentro da “bacia de água”, significa que tem que lavar à mão. 

 

Esse triângulo significa se pode ou não (e como) alvejar a peça. Vulgo: usar “quiboa”, água sanitária, ou outro. Para saber qual alvejante pode ser usado verifique os ingredientes de composição na embalagem do alvejante, certo?

 

Esse simbolo do quadrado com o círculo dentro indica o tipo de secagem, se pode ser secado em secadora ou não. Se tiver um X nesse símbolo, significa que não pode secar em tambor, se tiver pontinhos dentro, isso indica a temperatura que pode ser usada. Um pontinho indica temperatura baixa, dois pontinhos significa que permite maior temperatura.

 

O símbolo do ferrinho, indica como deve ser ajustada a temperatura pra passar roupa. Agora vocês já sabem que o x indica que não deve passar o ferro. E aí como deixar a roupa desamassada? Nesse caso usa o steamer ou deixa secar ao natural, penduradinha no cabide (aí nem faz falta passar!). Cada bolinha dentro do ferro é indicativo de temperatura, uma bolinha até 110°, duas até 150° e três ferro pelando (220°graus)! 

 

Esse círculo é indicativo de lavagem profissional, seja ela a seco ou a úmido. Na dúvida, basta não tirar a etiqueta que a lavanderia saberá o que fazer :)

 

O quadrado significa como você deve pendurar a roupa para secar. Se deve secar ao natural, se deve ser estendida na horizontal (ou seja, não pendurar de jeito nenhum!), ou se pode pendurar no varal normalmente. Também fique atenta se indica secagem à sombra. Se não diz nada aqui é por que pode por no sol

 

Ah! E muito importante. Se não é você que faz esse processo de lavar e colocar pra secar na sua casa, vale muito instruir as pessoas que fazem isso pra você sobre o que significa cada coisa e que cuidados devem ser tomados com cada peça. Afinal, a gente ainda não descobriu fórmula pra dinheiro nascer em árvores, né? Vamos cuidar do que é nosso, vamo?

 

E não esquece: menos tendência, mais você! Curtiu? Tem dúvidas? Vou adorar receber seus comentários: contato@lucarvalho.net

Beijos e até a próxima!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes

September 12, 2017

August 16, 2017

August 16, 2017

April 28, 2017

March 6, 2017

March 6, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Copyright © 2014 Lu Carvalho