Copyright © 2014 Lu Carvalho

September 12, 2017

August 16, 2017

August 16, 2017

April 28, 2017

March 6, 2017

March 6, 2017

Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

5 Dicas para um guarda roupa inteligente

March 6, 2017

Um guarda-roupa facilitador de vida é conciso, versátil e atualizado. Ele faz a gente se sentir adequada pra várias ocasiões, e rapidamente a  gente encontra várias coordenações de looks que façam a gente se sentir linda, sem frustração! 

 

Essas 5 ideias que eu trago hoje, já foram testadas e comprovadas no guarda roupa de várias clientes, então, tem resultados na vida real (mesmo!) e são super eficazes. Mas, ó: não tem fórmula mágica e nem se constrói guarda roupa de uma hora pra outra! Leva tempo, exercício e paciência. Agora respira fundo 3 vezes e confia: vai dar certo! 

 

Essas dicas servem tanto pra comprar melhor como pra ter em mente na hora de descartar o que tem de excesso no armário.

 

QUANTIDADE x QUALIDADE

É mais inteligente ter menos peças, mas que todas elas sejam bem cuidadas, com tecidos de qualidade durável, com excelente acabamento, do que ter um monte de peças que se estragam facilmente (desbotam, criam bolinhas, rasgam, descosturam, soltam botões, etc.) e que logo você tem que comprar mais e mais. Já parou pra pensar que roupa "abraça" a gente mais que gente? E você? Prefere ser abraçada por peças bacanas ou por uma mais ou menos? Pense nisso!!

 

O grande lance de um guarda roupa versátil é ter poucos e bons, mesmo! Faz mais sentido ter só o essencial, o que faz a diferença pro seu estilo, pro seu dia-a-dia, no seu armário. É muito melhor ter só aquilo que AMA e tirar da vista (e da vida!) o que só te atrapalha, o que você não gosta, o que você não usa, o que tá lá só ocupando espaço (físico e mental).

 

CUSTO x BENEFÍCIO

Uma conta bem legal de se fazer é assim: calcule quantas horas do seu dia você passa em cada atividade (trabalho, lazer, saídas à noite). Geralmente, a gente percebe que passa a maior parte do tempo no trabalho, né? Mas, sabia que pouca gente pensa em investir mais nas roupas destinadas a essa ocasião? Essas são as roupas que menos recebem atenção e para as quais, geralmente, destinamos o menor orçamento.

Mas é aqui - nessa base - que criamos a imagem que desejamos, que projetamos a nossa "persona profissional” e nosso estilo. E ela deveria ser top, né não? Além disso, pensa comigo: se eu passo a maior parte do meu tempo no trabalho e raramente vou pra balada, de que me adianta ter um closet cheio de paetês que eu nunca uso?

 

Dicona: se vista pra vida que você tem e não pra que gostaria/imagina de ter.

 

Então, pra consumir menos e melhor, comece minimizando os gastos em roupas que usa menos (festas e casamentos por exemplo).

 

PROPORÇÕES DE PEÇAS + VERSATILIDADE

Um guarda-roupa conciso tem:

+ partes de cima do que partes de baixo (a gente fala, ri, pisca e interage é qui em cima no rosto, e é pra onde todo mundo olha!)

+ peças variadas entre si.

Minhas clientes aprendem a variar ao máximo os looks pensando em partes de cima completamente diferentes pras mesmíssimas partes de baixo, criando looks novos com aquelas peças. Como assim?

Tipo, com a mesma calça, criamos um look pra trabalho e um outro pro lazer, variando só partes de cima e acessórios.

Um monte de camisas de manga longa e botão, por mais cores e modelos que se tenha, sempre fazem apenas "looks-com-camisa". Ou um armário cheio de camiseta preta sempre rende looks-com-camiseta-preta, mesmo que elas tenham mangas ou decotes diferentes....tendeu? (A mesma coisa vale para o exército de calças pretas ou jeans que eu encontro por aí). 

 ACESSÓRIOS SÃO MULTIPLICADORES DE LOOK 

Já falei muito no insta e reforço por aqui, acessórios são capazes de modificar a cara de um look, deixando ele mais arrumado ou mais despojado.

Sapato e bolsa são os mais especiais no guarda-roupa feminino. Sapatos podem ser confortáveis e funcionais, AND, ao mesmo tempo, podem incrementar com cores, com design especial, com texturas diferentonas, com materiais inusitados, com recortes, brilho, proporções. 

Uma coisa não precisa estar separada da outra: ser bonito/interessante é uma função do acessório, assim como ser confortável! Experimente começar a montar o look pelo sapato ;)

 

ATUALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO CONSTANTE
Se a gente retira o que não é útil e eficaz do armário (vamos chamar de excesso)  e passa a ter só o que AMA de verdade, a gente passa a usar muito (e de muitas maneiras diferentes) essas peças.  Aí, é lógico e natural que a peça se desgaste.  Lembrando que quanto mais qualidade tem, mais tempo vai levar pra peça se acabar, mas tem uma hora que chega. E aí, nessa hora, você pode pensar qual era a característica principal dessa peça (e se ela vale ser substituída), pra procurar numa nova peça essa mesma característica, pra suprir a função da finada peça. Assim, além de manter o guarda-roupa sempre com uma novidade, tem sempre aquele estímulo pra criar looks novos com as peças antigas, que ainda continuaram morando lá. 

É legal também se educar para cada vez que entrar uma peça nova, tirar uma velhinha, assim, você nunca mais vai super lotar o seu armário de novo. Fica tudo lindo, tudo organizado e equilibrado. Livre e leve, como a vida deve ser. 

Fora que: a cada limpeza você vai percebendo ainda mais o seu estilo e fazendo compras mais acertadas e precisando comprar cada vez menos, e de quebra aprende a economizar um dinheirinho, né?

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square